Arquivo de notícias

Suécia aposta na qualidade sutco para a reciclagem de plástico


No dia 28 de maio de 2019, depois de apenas um ano e meio de construção e na presença de cerca de 250 convidados de toda a Europa, foi celebrada oficialmente a inauguração da maior fábrica de reciclagem de plásticos da Suécia, localizada em Motala, na província de Östergötland. O fornecedor é o fabricante alemão de plantas industriais Sutco RecyclingTechnik GmbH, de Bergisch Gladbach.

Depois de uma filmagem profissional do local da nova instalação entre Gotemburgo e Estocolmo e o término da contagem regressiva para o lançamento oficial, diversos representantes dos setores da política, economia e indústria de reciclagem tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica e conversar com os responsáveis.

O cliente do projeto de um milhão de euros é a famosa organização sueca Svensk Plaståtervinning — antiga Plastkretsen —, responsável pela reciclagem de embalagens plásticas residenciais na Suécia.

Matthias Philipsson, CEO da Svensk Plaståtervinning e operador da central de triagem, está extremamente satisfeito com o resultado da cooperação germano-sueca. O objetivo é que todas as embalagens plásticas no mercado sueco sejam recicladas e se tornem novos produtos plásticos. De acordo com Philipsson, todos os requisitos foram atendidos com a nova instalação.

A especialista alemã Sutco RecyclingTechnik GmbH estabelece novos padrões com o planejamento, execução e construção deste sistema de reciclagem totalmente automático, o qual foi precisamente adaptado às exigências do mercado sueco. A nova planta, equipada com 19 máquinas NIR da TOMRA, é operada em três turnos com uma capacidade anual de 115.000 toneladas — 20 toneladas por hora —, tornando-se a maior e mais eficiente fábrica de reciclagem de embalagens plásticas da Europa.